24 dezembro 2009

[News] Todos os artistas da SM Entertainment estão sob o mesmo contrato?

Com o recente caso dos 3 integrantes do TVXQ – Hero JaeJoong, Micky YooChun e Xiah JunSu – que entraram na justiça para cancelar temporariamente seus contratos de exclusividades com a SM Entertainment, a corte de Seul tem coletado os contratos de outros cantores agenciados pela mesma e os contratos são todos bem parecidos com o do TVXQ.

A maioria dos contratos de artistas com a SM Entertainment tem longa duração (por volta de 10 anos), distribuição de renda injusta (são pagos 50 milhões de Won ao artista apenas se o álbum vender mais de 500 mil cópias) e uma multa por rescisão contratual (3 vezes o valor investido inicialmente mais 2 vezes o valor perdido). Muitas estrelas agenciadas pela SM tem vivido os mesmos termos contratuais abusivos que o TVXQ.

A Corte Distrital (tribunal de primeiro nível) e a Alta Corte (tribunal de segundo nível) chegaram à mesma conclusão, que o acordo nos contratos é injusto, portanto, os mesmos foram rotulados como ‘inválidos’. No entanto, ainda não foi anunciada a decisão da Suprema Corte (tribunal de terceiro nível). Os artistas só podem ganhar o caso se a Suprema Corte concordar com a decisão das outras 2 cortes, senão o processo não terá como prosseguir.

A modelo Yoo MinHo, de 25 anos, entrou em discordância com a SM Entertainment em 2006, também relacionado a seu contrato de exclusividades. Portanto o caso do TVXQ não é a primeira batalha de um artista contra a SM. Até o contrato de Yoo MinHo é parecido com o do TVXQ, o que torna tudo ainda mais clichê. O contrato de MinHo teve início próximo ao do contrato do TVXQ, em 03 de janeiro de 2003, enquanto o do grupo deu-se em 30 de junho do mesmo ano.

Yoo MinHo, cuja batalha judicial durou 1 ano e 6 meses, ganhou a causa ao conseguir ajustes em algumas cláusulas de seu contrato, mas logo deixou a SM, enquanto a agência influenciou o produtor de seu programa de TV a cancelá-lo uma vez que ela já não era mais artista da SM e trabalhava independente da mesma.

A SM Entertainment parece seguir uma forma básica para cada um de seus contratos, portanto, parece que outros artistas agenciados pela mesma, como Super Junior e SNSD, estão sob as mesmas condições contratuais que o TVXQ.


Por favor, não retirar sem dar os devidos créditos!

Fonte: SportsSeoul | Sharingyoochun.wordpress.com
Tradução: Luis @ s2ingayo.com.br
compartilhado por: arashianddbsk

0 comentários:

Postar um comentário

 

AraShinKi Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare