Depois de muito tempo em silêncio, YunHo e ChangMin resolveram falar um pouco sobre a situação pela qual vêm passando, agora que o DBSK fez o seu retorno sem JaeJoong, YooChun e JunSu.
Em recente entrevista, YunHo declarou: “Sou muito grato aos fãs que nos esperaram. Minha condição não era boa nas performances da semana passada (N/T: YunHo está com gripe), mas ver nossos fãs nos dando suporte e com tanto amor me deu força. Musicalmente, mantivemos as mesmas cores do DBSK. Exploramos todos os nossos pontos fortes ao melhor de nossas habilidades, dando a ChangMin as notas mais altas enquanto eu cuidei das mais baixas, sempre focando no melhor de nossa performance. Estávamos preocupados por nossas vozes serem totalmente opostas, mas acabamos com bons resultados e uma nova cor.”
E então, a vez de ChangMin: “Fizemos algumas mudanças quanto aos ajustes dos membros. Se antes nós nos preocupávamos mais em cantar o refrão em harmonia, agora mudamos isso para que nossos vocais possam ser mais vivos; mudamos também nossos métodos de expressarmos nossas emoções em uma música.”
Quando perguntados sobre o porquê de cantarem a balada How Can I no comeback, YunHo respondeu que“nós cantamos porque pensamos que teria um bom apelo ao público. Queríamos abordar os fãs com uma variedade de estilos, deixando de lado a imagem de que o DBSK é apenas um dance group.” E ainda, sobre o conceito do álbum, diz ele que “é música mesclada às nossas personalizades e nossa harmonia. Tentamos nosso melhor para preencher o espaço deixado pelos outros membros e focamos em uma coreografia dinâmica e masculina.”
Agora, quando perguntados sobre a saída de JYJ do grupo, YunHo responde: “O DBSK é um time criado pela SM. Quaisquer que sejam os motivos por trás da saída dos membros, esperamos que eles resolvam seus problemas com a companhia e voltem para nós.”
“Precisávamos proteger o nome do DBSK. Quando um bando de gansos se prepara para migrar, eles nunca deixam de fazer a formação correta. Eu não acho que seja certo quando alguns dos gansos que escolheram sair ainda se considerem parte do grupo”, expressou ChangMin.
Sobre o JYJ não poder participar de programas de TV, a dupla também falou: “Não é como se nossos corações também estivessem confortáveis com isso. Nós estamos sofrendo, mas apenas achamos que é mais apropriado se não falarmos”.
A letra 왜 (Keep Your Head Down) vem causando bastante controvérsia, onde muitos apontam dedos dizendo que se trata da saída de JYJ do grupo. E YunHo esclareceu: “Quando você ouve a música, é possível pensar que a música fala sobre eles, considerando a situação similar. No entanto, a interpretação de cada um é diferente, e se trata apenas de um homem que está mandando seu antigo amor embora.” E ele continuou: “Nos meus momentos mais sombrios, eu achei que o DBSK seria esquecido. É verdade que estamos nos tornando mais distantes com aqueles nossos amigos. Precisávamos resolver nosso rancor mas não entramos em contato por tanto tempo, e como líder do grupo por mais de 7 anos, fiquei bastante machucado. Quando eu estava em depressão, vaguei pela estrada sozinho, e aprendi muito com isso. E escalando montanhas como esporte, aprendi que é preciso passar por um caminho tortuoso antes de chegar ao topo, e vi que essa era uma hora importante de colocar o DBSK no caminho certo novamente. Vamos mostrar o porquê de sermos o DBSK através de nossa música. Vamos dar o nosso melhor e não vamos desapontar ninguém.”
E ChangMin termina: “Estamos cientes daqueles que vêem o DBSK com uma visão negativa. Subir no palco e usar o suporte de nossos fãs como modo de afastar as críticas é nossa responsabilidade. Voltamos preparados para isso.”
Continue lendo...